Páginas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Throne of Glass

Olá, bookaholics.
Vim hoje neste determinado local (tecnicamente), neste determinado minuto, para fazer mais uma de minha maravilhosas resenhas (mentira) de livros em inglês.
Eu sei que as vezes pode ser meio chato para quem não lê, mas sempre achei interessante estar ligada no mundo literário virtual ou não.
Throne of Glass (Trono de Vidro) é extremamente interessante, apesar de ter me recordado um pouco de Jogos Vorazes em alguns aspectos. Primeiro, Caelena Sardothien é tão eficaz e habilidosa quanto Katniss.
Segundo, há sim um triângulo amoroso (já mencionei o quanto eu odeio triângulos? Prefiro linhas retas, obrigada). E terceiro, há 24 assassinos, ladrões, e mercenários competindo para serem the King's Champions (o Campeão do Rei).
Caelena (que se lê Celena em inglês, tipo Caesar é César) é uma garota muito forte e decidida. Sabe o que quer, e isso consiste em não fazer amizades com ninguém e ser a melhor.
Bem, assim como Katniss, Caelena falha na primeira façanha. E meio que na segunda também, já que como ela é a única mulher competindo ela tem de enganar para que todos a subestimem, fazendo-os achar que ela é só mais uma mulher indefesa.
As aparências enganam...

A capa de cima é a minha, a debaixo eu acho que é a britânica. 
A tradução para o espanhol ficou Trono de Cristal.

Depois de servir um ano de trabalho duro nas minas de sal de Endovier para seus crimes, a assassina Celaena Sardothien de dezoito anos, é arrastada ao encontro do príncipe herdeiro. O Príncipe Dorian lhe oferece sua liberdade sob uma condição: ela deve atuar como sua campeã em um concurso para encontrar o novo Assassino Real. Seus adversários são ladrões, assassinos e guerreiros de todo o império, cada um patrocinado por um membro do conselho do rei. Se ela bater seus adversários em uma série de eliminações, ela irá servir o reino por três anos e, em seguida, ser concedida sua liberdade. Celaena encontra suas sessões de treinamento com o Capitão da Guarda, Chaol Westfall, desafiadoras e exautivas. Mas ela está entediada com a vida na corte. As coisas ficam um pouco mais interessantes quando o príncipe começa a mostrar interesse por ela ... mas é o rude Capitão Westfall que parece entendê-la melhor. Então, um dos outros concorrentes aparece morto ... rapidamente seguido por outro. Será que Celaena conseguirá descobrir quem é o assassino antes que ela se torne a próxima vítima? Ao passo que Caelena investiga, sua busca a leva a descobrir um destino maior do que ela poderia ter imaginado.

Gostei bastante, mas esse infelizmente é só o primeiro da série. 
Entretanto no final do livro a autora nos conta que Throne of Glass foi baseado na história famosa de Cinderela, e que com o tempo a levou a isto. As versões originais foram publicadas na FictionPress, um site em que fãs de literatura de todo o mundo (a maior parte americanos e canadenses) publicam suas histórias (sendo fanfiction ou não) e os leitores incentivam e dão suas opiniões. Foram esses fãs que convenceram a autora, Sarah J Maas, a publicar o seu livro. Superlegal!
Pessoal eu acho que é isso. Adorei o senso de humor da personagem, que é incrivelmente madura e profunda. Sem mencionar Nox, adorei ele!
Pra variar, eu estou torcendo para que Caelena fique com o Capitão, apesar da autora já ter mostrado certa preferência ao Príncipe Dorian. Eu só achei muito clichê a personagem ficar com o príncipe encantando (e mulherengo) da história. Porque em outros casos eu sou totalmente a favor de príncipes. 

Beijocas de tapioca, 

Vi. TipoLinhas. 
PS.: Caso haja dúvida, FANFICTION são histórias criadas por fãs de algum livro(ou série) em especial, usando o mesmo "universo", porém mudando o enredo ou rumo da trama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário