Páginas

sábado, 2 de fevereiro de 2013

E nunca, nunca desista...

And never ever give up...
Ultima frase usada e marcada pela autora Susane Colasanti no livro Holding on.


  A vida de Noelle é apenas sobreviver, mesmo sua melhor amiga não sabe que ela sofre bullying ou o modo que sua mãe a negligência. Noelle está tão habituada a essa vida de segredos por tanto tempo que quando Julian Porter começa a prestar um pouco de atenção à ela, ela se assusta. É claro que é sempre mais fácil se manter escondida do que arriscar um coração partido, mas quando os atos de seus colegas passam dos limites,  Noelle percebe que é hora de tomar uma atitude por ela mesma e pelo amor que a faz continuar aguentando firme.



Opinião

Não se engane, Holding on (aguentando firme - tradução livre) não se trata de uma história fofinha de amor e a vida de um colegial. Se trata de um triste relato sobre a vida de Noelle que sofre bullying constantemente por não ser exatamente como as outras pessoas de sua cidade. Sua mãe a cria solteira tentando a cada dia colocar algum alimento na mesa, mas está tão perdida em sua própria dor o tempo todo que acaba se esquecendo de sua filha. Acredito fortemente que esta personagem estava à beira da depressão, a mulher sentava por horas olhando o nada e reclamava 24 horas sobre sua vida.

Noelle é uma personagem quase tão miserável (em sentimentos) quanto a sua mãe, e dizer que ela sobrevive a cada dia não é exagero algum. a única coisa que a mantinha sã era sua melhor amiga Sherae, que não sabe  sobre muitas coisas na vida de Noelle, mas tenta ajudá-la como possível.
Por viverem no subúrbio, o padrão médio de vida da cidade é - como posso dizer - endinheirado e é exatamente por isso que tantas pessoas em sua escola tentam mostrar a Noelle o quanto eles são "superiores" o que leva a uma brincadeira que passa dos limites.

Infelizmente não posso falar mais que isso - ou vou começar a desembuchar spoilers - mas posso dizer que o enredo parece meio básico mas o conteúdo é totalmente cheio de sentimentos. Fiquei tão triste com a realidade dos acontecimentos que tiveram horas que eu quase parei de ler, mas decidi que eu queria ainda mais fortemente que Noelle tivesse um final feliz. Ela merecia depois de todos os problemas superados!!!

O livro é quase pessimista e imprevisível as vezes tambem entretanto mesmo triste e comovida com a historia da personagem ainda consegui achar algumas coisas que me incomodaram. Primeiro ponto: Já que o livro tem um aspecto bem REALIDADE nele a autora deveria ter mantido essa linha até o final, mas houveram partes em que as coisas que aconteceram não me pareceram partir de realidade e sim de dramatismo demais. Principalmente o final (infelizmente) a solução dos problemas de sua mãe. Segundo ponto: Eu sei que o foco da história são os problemas de Noelle, mas se Colasanti decidiu adcionar um romance a isso ela deveria ter desenvolvido-o melhor, faltou coisa e faltou Julian!!!
Ultimo ponto: Sei que como disse antes o livro aborda a dura realidade, mas Noelle é egoísta demais!! (E sua mãe tambem) Isso me irritou DEMAIS!

Enfim, esta é agora a minha maior resenha do ano - eu acho - rsrsrsrs.
Acho que é um grande passo contra o bullying se o livro for trazido para o Brasil, mas sinceramente eu acho difícil de acontecer, por mais que Susane seja uma escritora bem famosa nos EUA.
O que eu mais gostei foi a Palavra da Autora ao final da leitura, me pareceu quase como se Susane estivesse escrevendo sobre ela mesma já que ela sofreu de bullying em sua adolescência, Noelle e a autora se parecem em muitos aspectos suas aspirações na vida entre outros aspectos.
E o livro ainda é composto de um guia de sites para aqueles que sofrem do mesmo problema e assim possam superar todos eles como Noelle fez!!!!!

Livro: Keep Holding On
Autora: Susane Colasanti
Editora Americana: Vinking

P.S. Aqui estão dois sites indicados por Susane: 
 - Stay Teen (dicas muito legais)
 - It Gets Better Project

Nenhum comentário:

Postar um comentário