Páginas

sábado, 23 de fevereiro de 2013

As Aventuras de Pi

Olá pessoal!
Terminei de ler As Aventuras de Pi. Excelente livro. Diversas aventuras.
Bom, eu gostaria de agradeçer a minha querida amiga Débora por ter me emprestado em primeiro lugar. E por me forçar a ler.
Pi e um garoto indiano, filho de um dono de um zoológico, cheio de fé para dar e vender. Ele é cristão, mulçumano e hindu, tudo ao mesmo tempo.
E acredito eu, que assim como foi dito logo nas primeiras páginas, esse livro nos faz acreditar em Deus. Ou pelo menos nos faz perguntarmos por quê não acreditamos nEle? Quer dizer, cada pequeno e mínino detalhe das nossas vidas, da natureza nos mostra a presença dEle.
O que foi que Pi disse mesmo? "...confusos não sabiam o que era o quê, que eram escravos da razão, esse falso ouro que engana os tolos com seu brilho..." Gostei desse trecho.
Acho que muitos diriam que o livro fala sobre religião. Discordo, acho que o livro fala sobre ter fé. Fé de lutar pela vida mesmo quando temos poucas chances de viver. Fé em Deus mesmo quando muitos já teriam se matado para não sofrer.
Em uma viagem intercontinental, Pi é o único que sobrevive a um naufrágio junto com uma hiena, um tigre, uma zebra e uma orangotango.
Sobrevivendo com um zoológico particular em alto mar, ele vai ter que aprender a sobreviver e não esquecer de perder a fé.
Existem muitas razões para questionarem a parte final do livro, a especulação gira em torno da cena da ilha. Eu sinceramente adorei essa leitura prazerosa, apesar de ser um livro que corre em um ritmo devagar e monótomo, gostei. Não questionei os motivos, ou a sanidade de Pi, afinal estamos lendo um livro, feito para entretenimento pessoal, não para questionar cada frase dita. É claro que é interessante discutir sobre um livro, mas não é essencial. Eu digo que o enredo e as personagens foram cativantes, e teve um ótimo final, não acho que seja necessário dizer mais, apesar da cena em questão ter sido o clímax da história.
Acho que se eu continuar a falar vou soltar algum spoiler. Melhor ir parando por aqui.
É um gênero diferente dos livros que tenho lido ultimamente e achei Pi o tipo de pessoa culta que te ensina muito com poucas palavras. Sinceramente fiquei curiosa para conhecê-lo ele deve ser um tanto intrigante.
Beijocas de tapioca,

Vi. TipoLinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário