Páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Once...

Once, de Cameron Dokey, reconta três contos de fadas famosos.

Before Midnight conta a história da Cinderela, mas com aspectos bem mais interessantes no enredo. Em primeiro lugar Cinderela se chama Cendrillon, a versão francesa do nome da princesa, segundo, a tal famosa madrasta má não é malvada coisa alguma e... bem, o resto vocês vão ter que ler para saber.

Golden conta a história de Rapunzel numa versão com, hum, menos cabelo. Melhor dizendo, careca. É isso mesmo. A tal donzela de longas madeixas douradas na verdade não tem cabelo algum. Uma versão no mínimo interessante, não? 

E por último temos Wild Orchid, a história da Mulan, a heroína da China. Um conto bem menos conhecido. 

Houveram muitas razões para que eu gostasse do livro. O primeiro foi a escrita. A autora tem uma maneira tão leve e madura de escrever que a história passa sem problemas, e devo dizer, quase sem erros. Do modo como lemos nos parece, inclusive, fácil de se recontar fábulas mundialmente conhecidas. Sem dizer, que cada história possui uma moral profundamente intrigante e educativa. Admito que tive até vontade de, se um dia tiver filhos (só meninas no caso né, acho que garotos não gostam disso), ler para eles antes de dormirem. 
O segundo motivo foi (obviamente) Mulan. Quer dizer quantas princesas de contos de fadas entraram numa guerra, ganharam e ainda acharam o amor verdadeiro? Demais, né? Todos lembram das princesas que só captaram os olhos dos príncipes por que eram bonitas, mas não lembram das que tinham um cérebro? Quando eu era pequena eu podia até gostar da ideia de ser uma princesa, mas pelo menos eu sonhava em ser uma que segurava uma espada e um arco e flecha.

A história que eu menos gostei foi Before Midnight porque o romance é muito curto, e fala muito sobre amor a primeira vista, ou seja, te vi, já estou de amando, vamos nos casar.
Golden fala sobre as aparências e Wild Orchid sobre coragem.
Adorei que a autora deixasse no final das duas primeiras histórias explicações a respeito delas. E na verdade ela fez Rapunzel sem cabelo em homenagem conhecidos dela que tem uma doença chamada alopecia areata.

Recomendo muitíssimo. Adorei mesmo!!!
Pelo que vi existem outros contos com o mesmo estilo. Depois eu faço um post sobre isso.

É isso pessoal.

Beijocas de amor verdadeiro,


Vi. TipoLinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário