Páginas

domingo, 10 de julho de 2011

Assim como no xadrez, somos peoes no jogo da vida.

Ola, pessoal. Eu estava jah a algum tempo tentando ler O enigma do oito, de Katherine Neville. Apesar de ser um livro um pouco mais adulto e nao ser recente, fiquei mesmo interessada para le-lo. Da Editora Rocco.


"Conta a lenda que os Mou­ros ofe­re­ce­ram a Car­los Magno um tabu­leiro de xadrez que con­ti­nha a chave para domi­nar o mundo. Sul da França, 1790. No auge da Revo­lu­ção Fran­cesa, o len­dá­rio tabu­leiro de xadrez de Car­los Magno, oculto há mais de um milé­nio nas pro­fun­de­zas da Aba­dia de Mont­glane, corre o risco de ser des­co­berto. As suas peças encer­ram um intri­cado enigma e quem o deci­frar terá acesso a uma antiga fór­mula alquí­mica que lhe con­ce­derá um poder ili­mi­tado. Para mantê-​las fora do alcance de mãos erra­das, as novi­ças Mireille e Valen­tine deve­rão espalhá-​las pelos qua­tro can­tos do mundo. Dois sécu­los depois, Cathe­rine Velis, uma jovem perita infor­má­tica, é envi­ada para a Argé­lia com o obje­tivo de desen­vol­ver um soft­ware para a OPEP. Nas vés­pe­ras da sua par­tida de Nova Ior­que, um nego­ci­ante de anti­gui­da­des faz-​lhe uma pro­posta mis­te­ri­osa: reu­nir as peças de um antigo xadrez. Cat vê-​se assim envol­vida na busca do len­dá­rio jogo de xadrez e torna-​se numa das peças desta par­tida mile­nar, jogada ao longo dos sécu­los por reis e artis­tas, polí­ti­cos e mate­má­ti­cos, músi­cos e filó­so­fos, liber­ti­nos e o pró­prio clero. Quem está de que lado? De quem será o pró­ximo lance? " Skoob
 
Eh um livro bastante complexo. Com uma linguagem as vezes complicada, mas seu enredo eh completamente envolvente. Achei que a ideia da historia era incrivelmente boa e a autora soube narrar bem cenas de acao sem correr com a historia. Mas era tanto material com que trabalhar que a historia as vezes nao podia explicar completamente bem o porque disso e daquilo. Houve momentos em que eu queria matar as personagens. E momentos em que eu gostaria de ser forte como elas. Cat, do presente, e Mireille, do passado foram jovens fortes, apesar de algumas vezes nao serem as estrelas da trama. Suas historias se entrelacam de maneira a levar as duas, muitas vezes, parecerem entre si. Ha uma pitada de romance tambem, que nao me satisfez muito, porque achei que poderia ter sido melhor, sem dizer que da a impressao de que a autora soh resolveu ter romance meio que no final, (e ele eh perfeito...), eu nao vou dizer quem eh, porque eh mais interessante ler. Gostei bastante tambem que no final formou-se uma familia, cada personagem foi importante e fez sua jogada pela Rainha e pelo Rei (sei que eh vago e complicado :s nao posso falar sem dar spoiler), e as explicacoes complexas de jogadas de xadrez foi excelente (eu quase sai e fui relembrar como eh jogar xadrez, rsrsrs). 
Ha pessoas que dizem que Katherine Neville tem o estilo de Dan Brown, nunca li livro algum dele, entao, nao cabe a mim julgar.


Personagens historicos tambem aparecem, sem falar de muita cultura argelina. Aprendi muitas coisas legais sobre essa cultura tao pouco comentada. Estados Unidos, Franca, Argelia, Inglaterra, Russia, e tantos outros lugares foram cenario dessa incrivel historia. Adorei uma personagem em especial, Lily. Ela eh demais, foi uma amiga e tanto para Cat, incrivel enxadrista e muito sarcastica ela me conquistou totalmente e Carioca, seu fiel cachorrinho tambem. Simplesmente nao comentarei sobre Alexander Solarin, enxadrista russo (principalmente sobre seus lindos olhos azuis e sua maravilhosa aparencia). 
  


Bom, pessoal, recentemente, na verdade agorinha mesmo, descobri que tem continuacao, nao sei se eh o ultimo. Tambem se passa em duas epocas diferentes, mas agora contando a historia de Alexandra, nao vou colocar a sinopse porque ira ter spoilers. Mas olhem a capa. Este sera lancado 10 de Julho (hoje!!!!).











Gente, acho que isso eh tudo. 


Beijokas da Rainha Branca (tudo bem, sou soh um peao, mas eu posso sonhar, neh?)








Xeque-Mate.  
Vi.TipoLinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário