Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Liberdade, Igualdade e fraternidade

Oi pessoas leitoras! Eu, Vitoria, vim hoje falar sobre Pequeno Irmão, de Cory Doctorow. Galera Record.
Bom, para começar, adorei o livro mesmo. Bem meu estilo. Me surpreendi com a quantidade de informacoes do livro, eh super interessante como o autor nos passa sua paixao por computadores. Eh um pouco dificil de entender, para leigos como eu, mas o resto eh super legal.
Mas vamos ao que eu entendo. A narrativa, a coesao e compreensao da historia. 
Admito que o livro foi muito mais do que eu esperava. O personagem principal, Marcos, eh bem, como posso dizer? 
Garoto.
Deixe-me explicar, Marcos, expressa o que pensa exatamente como um garoto e mesmo sendo meio geek, ele tem pensamentos que eu soh podia rir e pensar : ele eh um garoto com certeza. Ha humor na historia, do tipo ironico, mas que me fez rir. Obviamente fui checar se o autor era homem e acertei. Hahaha. 



"Marcus, pseudônimo “w1n5t0n”, só tem 17 anos, mas acha que sabe tudo sobre como o sistema funciona — inclusive como passar a perna nele. Esperto, rápido e escolado no mundo da internet, Marcus não tem problema nenhum em enganar os sistemas de segurança da escola. Mas sua vida muda totalmente quando ele e os amigos são presos pelo Departamento de Segurança e levados a uma prisão secreta onde serão interrogados. Lá fora, São Francisco sofre um gigantesco ataque terrorista. Agora, cada cidadão é tratado como um terrorista em potencial. Ele sabe que ninguém vai acreditar na sua história, então só lhe resta uma opção: derrubar o sistema com as próprias mãos. O livro de Doctorow, best seller do New York Times (que avaliou o livro como uma “leitura incrível”), chegou a ser comparada com o clássico 1984, de George Orwell." -Skoob.

Eu demorei para ler por falta de tempo mesmo, mas eh uma historia bem limpa, nada de exageros e enrolacoes, exatamente na medida. O que tambem acho que eh uma grande caracteristica masculina. Haha. Soh achei que nas partes de romance, com toda certeza faltou, e apesar de Ange ser a garota ideal para qualquer garoto, nao eh muito pe no chao. Ela eh meio doia, e devia ser roqueira e nao nerd. Achei bem interessante mesmo, um tipo de livro diferente para mim, um novo genero adicionado a minha estante. 
Mesmo assim acho que devia ter tido uma mulher para escrever junto com o escritor, porque as coisas sao muito pa pum, sabe? To afim aconteceu. Entendeu? 
O livro questiona muito que tipo de liberdade vivemos. Como o mundo nos engana a esse ponto, como o governo nos controla sem sequer pensarmos muito nisso. Gostei do livro por causa disso, nos faz refletir sobre como mantemos essa falsa impressao de seguranca, de liberdade. 
Uma frase que achei legal: "Vai compreender que a privacidade eh essencial a seguranca, e nao o contrario." Claro que ela soh faz sentido depois de ler o livro. Porque conta como os EUA abusam de seguranca. Tirando a privacidade das pessoas dizendo que eh para protege-los. Mas a verdade eh que soh existe seguranca para proteger a privacidade das pessoas. Eh esse eh o verdadeiro significado de seguranca. 
Foi um livro marcante e muito maduro se me permite dizer. E aprendi umas boas coisas nesse livro, apesar de complicadas. 


Beijokas virtuais, 








P.S:Se quiser saber sobre criptografia, com toda certeza compre esse livro. E no final ha dicas de livros sobre esse assunto para leigos ou nao. 










@#$%&*@#$&Vi. Tipolinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário